Newsletter

Revista de verão nº 197

junho 2012
Fabricante: Profedições
€4,00

N.º 197, série II - verão 2012

006. Viriato Soromenho-Marques

“Os únicos ‘milagres’ são políticos, mas não acontecem por acaso. Eu acredito que a política transforma em visível a força de vontade que emana do coração das pessoas. Ou seja, a política deve ser a visibilização da ética, da boa vontade, da vontade moral. Porque só ética retórica não chega a parte nenhuma. Aquilo que faz a transição de uma ética, de uma vontade forte, para as instituições políticas, para as boas leis, é cada um de nós perceber que chegámos a um ponto em que temos de entrar diretamente na ação; não podemos pagar a alguém para fazer isso por nós, temos de meter as mãos no barro, porque há gente que as vai sujar na lama.”

018. 1º de Maio, Gorz… Pensamentos híbridos

A existência individual não é integralmente socializável. “Não há socialização possível da ternura, do amor, da criação e do prazer (ou do êxtase) estéticos, do sofrimento, do luto, da angústia”.
Almerindo Janela Afonso

022. Revisão curricular: alguns apontamentos críticos

Face à dissociação entre currículo central e local, o que parece irrecusável é a consagração da distinção entre a suposta nobreza do mundo cognitivo e a banalidade do mundo do ser e do agir, do mundo da vida e da ação.
Manuel Matos

026. Políticas educativas entre a ‘escolha’ e a ‘competição’

Não é a liberdade de escolha que está em discussão, mas o quadro político em que ela se institui como instrumento de governação da educação.
António M. Magalhães

032. Equidade na Educação: alimento ou remédio?

O combate da equidade é uma urgência, não pode nem deve ser atropelado por uma condição de crise socioeconómica. A promoção da equidade é um passo para sair da crise.
David Rodrigues

050. Milhões de crianças pobres em países desenvolvidos + Quatro perguntas a Madalena Marçal Grilo

Apenas na União Europeia, Noruega e Islândia, cerca de 13 milhões de crianças não têm acesso a elementos básicos necessários para o seu desenvolvimento.
Maria João Leite

055. O mapa

Quando fui dar aulas para aquela escola fiquei um pouco assustada com a disciplina que, além das que normalmente lecionava, me disseram que ia dar: Cidadania e Mundo Actual.
Angelina Carvalho

056. Braga, Capital Europeia da Juventude’2012

Incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade, dotá-los de ferramentas para enfrentarem o mercado de trabalho e o futuro e abordar questões como o multiculturalismo e o património, são as grandes metas a que se propõe Braga’2012.
Maria João Leite

062. Notícias do outro lado do Atlântico

Duas iniciativas que traduzem uma forte aposta na educação e na cultura enquanto direitos humanos básicos a serem assegurados através da criação e disponibilização públicas das necessárias condições humanas e financeiras.
Teresa Medina

068. Educadores pela Paz: 26 anos depois continuam unidos

O Encontro Galego-Português de Educadores pela Paz decorreu em Chaves e juntou educadores e especialistas dos dois lados da fronteira. No próximo ano, terá lugar na Galiza.
Américo Peres / Paula Flores

072. Valter Hugo Mãe

“As mães são indivíduos capazes de um afeto mais incondicional e acho que a maternidade é a experiência mais absoluta da humanidade. Por isso acho que as mães são o ser humano escolhido; os pais, ou os homens, são a parte desfavorecida da humanidade, porque temos direito a uma experiência humana muito menos intensa, muito menos absoluta. A palavra Mãe no nome de um homem significa que um ser humano perfeito teria de ser completo ao ponto de englobar tudo, e isso é uma utopia. Mas a literatura, que é feita de ficção e é feita de permissividade, é um modo de eventualmente nos completarmos.”

098. A infância noutras cinematografias que não a hollywoodiana

No cinema iraniano sobre a infância, estamos confrontados com um cinema amplamente autobiográfico, através de escolhas assumidas por cineastas que retratam precisamente o fascínio da temática da infância.
José Miguel Lopes

104. Agricultura em tubo de ensaio: propagação vegetativa de plantas

O Homem tem vindo a tirar proveito de mecanismos naturais de multiplicação vegetativa que podem ser aproveitados para a reprodução de espécies com interesse agrícola e ornamental.
Departamento de Conteúdos Científicos do Visionarium

106. O que é hoje o desporto? + Desporto vs Educação Física

A propósito do Campeonato Europeu de futebol (Polónia/Ucrânia) e dos Jogos Olímpicos de Londres.
Manuel Sérgio + Gustavo Pires

108. Indisciplina

O conceito de indisciplina é, geralmente, estabelecido com relação ao conceito de disciplina. Em seu sentido mais usual, disciplina tende a designar um conjunto de regras e procedimentos que regulam a vida dos indivíduos no âmbito de uma determinada instituição.
Luciano Campos Silva