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Revista de outono nº 186

setembro 2009
€4,00

N.º 186, série II - outono 2009

006. Em foco – balanço possível de quatro anos de legislatura

A PÁGINA foi ouvir professores, pais, alunos e cidadãos sobre a actuação da ministra da Educação. O balanço possível numa conjuntura de mudança política.

010. Rui Canário

Considera que “Ministério da Educação mostrou total inabilidade política para lidar com os professores” ao longo dos últimos quatro anos.

016. Uma educação para a solidariedade

Os frutos colhidos pela escola são, em si mesmo, também um estado de espírito de pessoas que se assumem livres e felizes.
Luís Miguel Brandão Vendeirinho

018. A tela substitui o quadro negro

Não virá longe o dia em que a tela substitua nas escolas o quadro negro.
Maria Fátima Nunes

020. Sem política

É invulgar ouvir um governante declarar publicamente que o governo a que pertence não cuida de uma das riquezas principais do país: a língua portuguesa.
José Catarino Soares

022. Ciência na Rússia dos czares

Marx ter-se-ia enganado ao afirmar que a revolução socialista era só para os mais desenvolvidos.
Francisco Silva

024. O sorriso dos professores

Sebastião Salgado publicou, com palavras de Cristovam Buarque, um álbum de fotografias chamado o “O berço da desigualdade”.
Nilda Alves

026. Autonomia e gestão das escolas

Novo modelo é autoritário, centralizador e limitador da autonomia
O novo regime de autonomia e gestão já está em fase de implementação. Sindicatos e especialistas são unânimes em considerar que ele representa um retrocesso no funcionamento democrático das escolas.

040. Oficina de desenho: uma experiência de liberdade criativa

A arte mais importante do professor é saber despertar nos alunos a alegria de criar e conhecer.
André Brown

042. A interculturalidade em contexto de estágio

O alargamento da formação para 5 anos desafia a exigência e amplia as condições para a realização de formações reflexivamente fundamentadas.
Carlos Cardoso

044. Entre o rigor e o desvio

A investigação tornou-se uma prioridade ao mesmo tempo que foi adquirindo uma maior visibilidade e compreensão.
Adalberto Dias de Carvalho

046. Los olvidados

Os poderes públicos reconhecem que a exclusão é um atentado à dignidade humana. É urgente a acção neste domínio.
José Antonio Caride Goméz

048. A metamorfose de um líder

A liderança é uma arte e uma circunstância. “Um líder não nasce, faz-se”, é uma expressão glosada por muitos autores e quase um lugar-comum.
José Manuel Silva

050. A memória como léxico dos tempos

Libertar as crianças da infância implica trabalhar conceptualmente com uma percepção que não inferiorize as suas lógicas e em perceber os seus trajectos de vida.
Carmen Lúcia Vidal Pérez e Luciana Pires Alves

052. Ensino Superior I

“A classe docente no ensino superior não se tem pautado por um espírito de unidade de classe”, diz Manuel Carlos Silva, coordenador do Departamento de Ensino Superior do SPN.

056. A fortuna é de quem a agarrar!

À agenda global hegemónica no campo da educação deverá contrapor-se uma outra assente na palavra-chave da coesão social.
António Teodoro

058. Género no es solo un tema de mujeres

Questionar as desigualdades educativas geradas a partir da discriminação de género e de outras formas de identidade é um desafio urgente que se coloca aos educadores.
Gustavo E. Fischman

062. O inverno da nossa desesperança

Quanto mais a vida de alguém é expressiva, mais universal será a sua história singular e a sua biografia.
Ivonaldo Leite

064. Mudar o que como... Eu?

Os portugueses comem mal. As doenças derivadas da má alimentação continuam a aumentar e a fazer vítimas cada vez mais jovens. O que pode cada um de nós fazer para inverter esta situação?
Débora Cláudio

065. Sobre o público e o privado na Internet

Numa época em que a escola ensina às crianças a pesquisar conteúdos na Internet e a trabalhar com as tecnologias da informação, torna-se indispensável reflectir uma série de novas questões.
Rui Tinoco

066. Escola, Esquerda e Educação

Para a esquerda política é inaceitável , do ponto de vista dos princípios, que a escola se afirme como um espaço de reprodução de desigualdades.
Ariana Cosme e Rui Trindade

070. Obrigado!.. Ó palerma!

Foi nessa altura que dois alunos lhe abriram a porta e ele passou, sem olhar ninguém, sempre em frente, queixo bem levantado e passos firmes em direcção à sala de professores. E então ouviu: “obrigado, ó palerma!”.
Angelina Carvalho

072. As Pátrias são territórios

Pensar uma pátria sem um território de referência identitária faria tão pouco sentido como acreditar que um despatriado se considere liberto da “raiz” por transformação em “cidadão do mundo”.
Leonel Cosme

074. Quantos são os alunos com dificuldades numa classe? Quantos são eles?

As atitudes mudam consequentemente quando a pessoa vive e reflecte sobre experiências que são incompatíveis com as representações que ela tem da realidade.
David Rodrigues

076. Ensino Superior II

“O regime de transição proposto é de todo inaceitável”, diz Raúl Pinheiro a propósito da revisão do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico.

080. Cristiano Ronaldo ou as lições do futebol

Quem sabe ouvir e ver, com tolerância e respeito, muito aprende com o futebol e, portanto, com o Cristiano Ronaldo e o Messi e o Kaká e outros com a mesma profissão.
Manuel Sérgio

082. Uma Autonomia nas mãos de novos Senhorios

Uma Autonomia, libertadora e responsável, pela qual tantos ao longo da História lutaram, acabou às mãos de novos e sofisticados senhorios que usam e abusam da menoridade do Povo.
André Escórcio

084. O dizer e o fazer, ligados por nós

Confrontamo-nos, entre pares, todos os dias, de maneira aberta, em discussões, às vezes dolorosas, quase sempre desbloqueadoras. Grupos de professores reflectem acerca do seu trabalho, alguns pela primeira vez.
Pascal Paulus

086. A importância de ensinar

Ensinar é questionar, partilhar e criar. É imaginar.
Ensinar implica seleccionar tarefas que desafiem as capacidades e a inteligência dos alunos. Para que que usufruam da liberdade que o conhecimento proporciona.
Domingos Fernandes

088. As escolas públicas como heterotopias

Perpassa pelas nossas escolas um espectro de permanente heterotopia de crise, porque os agentes estudantis habitam essa mesma crise como um modo de vida..
João Teixeira Lopes

090. Que futuro para o 3D?

Tal como outras inovações que o precederam, o 3D representa a esperança do cinema de entertainment de esmagar o pequeno ecrã.
Paulo Teixeira de Sousa

091. Na bromélia

A aula continua a ser a vaca sagrada da pedagogia, algo considerado indispensável nas práticas escolares. Nunca terá passado pelas eminentes cabeças dos pedagogos oficiais a ideia de que não existe um só modo de fazer escola?
José Pacheco

092. E agora? Que papel para os novos directores?

Num grande número de Escolas e de Agrupamentos, o(a) antigo(a) presidente do Conselho Executivo foi seleccionado(a) para director(a) e quase não teve opositores. Esta é, antes de tudo, uma grande vitória do modelo de gestão democrática.
José Rafael Tormenta

094. O enfermeiro Gaspar

Memórias dolorosas da infância e da Guerra Colonial contadas na primeira pessoa.

095. O vidro

Os corredores da burocracia no sistema educativo português.