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Revista de inverno nº 202

dezembro 2013
€4,00

N.º 202, série II – inverno 2013

006. ANA MARIA BETTENCOURT

“A Educação leva muito tempo a mudar, a melhorar. É necessário perceber os efeitos das medidas que se tomam.

[…] Há muitas escolas em que a autonomia foi muito importante para avançaram com estratégias diferentes, apesar de menos ambiciosas. […] Como é que nos podemos dar ao luxo de ter tantos professores no desemprego e tanta gente a querer formação? […] Faltam recursos para a Educação para Todos, não há verbas para manter as escolas com boas condições de trabalho, nem para ajudar alunos com necessidades educativas especiais... Estaremos em condições de financiar o ensino privado?”
Entrevista conduzida por António Baldaia

018. Relembranças

Um dos autores dos ‘cantos de sereia’ que por aí se ouvem é o atual ministro da Educação.
Ariana Cosme e Rui Trindade

026. La pedagogía como puzle

Una teoría pedagógica es un puzle al que le faltan piezas. Las tienen los sujetos. Siempre es la persona en su processo de transformarse en sujeto quien elige y completa el puzzle pedagógico.
Xavier Úcar

028. DAVID RODRIGUES

“Estamos no bom caminho. O que nos mostram os estudos transnacionais é que os bons sistemas educativos são aqueles que ao mesmo tempo são capazes de criar a excelência e também a equidade. Qualquer sistema educacional fraco ou insuficiente consegue criar excelência. É muito fácil criar bolsas de excelência. O que é realmente difícil é conseguir equidade, isto é, conseguir que as características e as circunstâncias de cada um dos alunos não originem o tratamento desigual em termos educativos.”
Entrevista conduzida por Maria João Leite

040. Descolonizar a Escola para dialogar com os vários mundos

Em períodos de crise e crescimento da desigualdade, a descolonização da Educação pode permitir outras soluções. Ou não?
José Guilherme Gonzaga

046. MIA COUTO

“A vida, ou melhor, as vidas que disputam uma única criatura.

É isso que me inspira: a infinita briga entre sermos um só e sermos plurais e cheios de potencialidades para a alteridade. Esse conflito está presente em cada pessoa, seja ela escritora ou não. Se quisermos, se tirarmos prazer disso, somos todos capazes de surpreender essa multiplicidade de histórias que há em cada um de nós. O importante não é tanto escrever, mas criar histórias. Essa capacidade faz-nos mais humanos, mais felizes, mais coletivos.” Mia Couto respondeu por escrito às questões colocadas por Maria João Leite

052. Todas as pessoas nascem com um dom

Em 2010, Garrett McNamara descobriu o fenómeno do canhão da Nazaré, onde no ano seguinte alcançou a maior onda de sempre e ganhou um lugar no Guinness Book of Records.
Reportagem de Maria João Leite e Ana Alvim

060. ANA CRISTINA SILVA

“A Cultura define-nos enquanto seres humanos, permite-nos ir para além da nossa mortalidade e explorar os limites da identidade humana. É a Cultura que faz de nós uns animais especiais. No entanto, nesta filosofia neoliberal dominante, onde tudo é contabilizado pelos custos e lucros, a Cultura não tem lugar. Tem sido escandaloso o desinvestimento que este Governo tem feito ao nível da Cultura – como, aliás, em tudo o resto.”
Ana Cristina Silva respondeu por escrito às questões colocadas por Maria João Leite

066. TEP: vanguarda do teatro português

Em junho de 1953, o Teatro Sá da Bandeira abriu portas para o primeiro espetáculo do Teatro Experimental do Porto. Dirigido por António Pedro, um grupo de atores amadores apresentou A Gota de Mel, Nau Catrineta e Um Pedido de Casamento.
Reportagem de Maria João Leite e Ana Alvim

072. JÚLIO GAGO

“No teatro português, todos se queixam de ter menos público. Obviamente, as pessoas não têm dinheiro, e quando ele começa a escassear, há prioridades. Mas além de estarmos mal financeiramente, as pessoas estão extremamente afetadas psicologicamente. Estamos cada vez mais um povo triste.”
Entrevista conduzida por Maria João Leite

092. A História do Homem

É natural que as mulheres venham a ter representantes de referência entre os grandes historiadores. Até agora, a História tem sido uma visão masculina e terá de vencer a distorção de género.
Carlos Mota

098. Mensagens de saúde na educação

Quando os profissionais de Saúde intervêm nas parcerias Educação-Saúde, muitas vezes descobrem que as mensagens não são valorizadas. Defeito profissional?
Débora Cláudio

100. Por uma utilização racional da água

A defesa e conservação da qualidade da água é uma preocupação. A educação ambiental é fundamental para um desenvolvimento sustentável.
Departamento de Conteúdos Científicos do Visionarium

SOBERANOS DO TEMPO, SUJEITOS DE ALTERIDADE E MUDANÇA

We have triumphed in the effort to implant hope in the breasts of the millions of our people. We enter into a covenant that we shall build the society in which all South Africans, both black and white, will be able to walk tall, without any fear in their hearts, assured of their inalienable right to human dignity – a rainbow nation at peace with itself and the world. (…)

We are both humbled and elevated by the honour and privilege that you, the people of South Africa, have democratic, non-racial and non-sexist South Africa, to lead our country out of the valley of darkness.

Nelson Mandela excerto do discurso na tomada de posse como Presidente da República da África do Sul, 10 de maio de 1994