Newsletter

O Acolhimento Familiar de Crianças

Paulo Delgado
Fabricante: Profedições
€12,00
€10,80

Uma perspectiva ecológica

A experiência de vida num ambiente familiar estável e seguro associado à construção de novos vínculos e, sempre que possível, à manutenção dos laços afectivos que a criança transporta consigo do passado, podem ajudar à construção da resiliência e à recuperação física e psicológica das crianças, contribuindo para o seu bem-estar e desenvolvimento integral.
O Acolhimento Familiar é um serviço especializado que proporciona um contexto familiar alternativo, quando o perigo torna a retirada da família biológica inevitável. Esta medida de colocação pode e deve ser, idealmente, um contexto de abertura, parceria e participação, numa experiência única de vida em família, preservando a relação com os pais e outros familiares.
Este trabalho procura identificar as bases teóricas, os pressupostos e as dimensões fundamentais do Acolhimento Familiar, recorre ao modelo ecológico para enquadrar a interacção entre o sujeito e as características do meio ambiente que o rodeia, analisa os percursos educativos das crianças em acolhimento familiar e prossegue com a reflexão sobre os modelos e os procedimentos de divulgação, de recrutamento, de selecção dos acolhedores, bem como os associados à preparação, acompanhamento e cessação do acolhimento. Caracteriza o modelo de Acolhimento Familiar português, de acordo com o quadro normativo em vigor, e termina com um breve olhar sobre a realidade do Acolhimento Familiar noutros países europeus.
Acolher uma criança é um acto que deve ser pautado pela competência, pela ética e pela bondade. Gostaríamos que este trabalho fosse um contributo para que se sublinhe e promova a primeira, para que se interrogue e oriente o Acolhimento Familiar com a segunda e para que se admire a magia da terceira.
O autor é Professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O trabalho apresentado, que resume o texto desenvolvido para a prestação de provas de Agregação em Educação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2010, insere-se num projecto de investigação que tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português, no âmbito de uma Bolsa de Pós-Doutoramento, atribuída pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É autor dos livros «Os Direitos da Criança. Da participação à responsabilidade» (2006); «Acolhimento Familiar. Conceitos, práticas e (in)definições» (2007) e «Crianças e Acolhedores. Histórias de vida em Famílias» (2008), todos publicados pela Profedições.

Especificações do produtos
Autor Paulo Delgado
ISBN 978-972-8562-65-6