Newsletter

Edição nº 206 da revista aPágina

2015
€4,00

MANUEL RANGEL

“Vivemos anos quase disparatadamente pedocêntricos; a criança tornou-se a ‘rainha’, mas nas partes mais inúteis, fúteis e perigosas. As crianças têm tudo, é-lhes dado tudo, é-lhes proporcionado tudo. Não digo que seja universal, mas com frequência tornam-se chantagistas, birrentas… E os pais acabam por ceder. Mas depois, no essencial, e isso é muito nítido na Escola, elas não ocupam o centro, porque não lhes é reconhecido o estatuto de pessoa, de cidadania, de quem tem opinião.”
Maria João Leite com Ana Alvim (fotografia)

Escola Tangerina: as crianças têm a palavra
As salas de aula ainda estavam um pouco despidas quando a PÁGINA visitou a Tangerina. Era início do ano letivo e os trabalhos só vão aparecendo ao longo do ano. Reportagem de Maria João Leite com Ana Alvim (fotografia) 

PASCAL PAULUS 
“Diferentemente do paradigma instrucional, que é autocrático, o modelo de trabalho dialogado da aprendizagem obriga à existência de plataformas democráticas que o atualizem. Uma plataforma deste tipo faz evoluir a ação e o pensamento acerca da prática pedagógica que propulsiona a aprendizagem de todos e de cada um e exige a discussão alargada entre pares. A meu ver, o MEM aspirou e aspira a ser uma plataforma desse género”. António Baldaia com Sufya Cacau (fotografia)

A escola pública desprotegida: crise, educação e fechamento social
Em tempos de crise, uma das poucas certezas é que ela força a mudança em todas as áreas da vida social. E a educação não só não é exceção, como é um observatório privilegiado para analisar essas transformações. Xavier Bonal

Quando o investimento privado na educação pública não dá conta certa
Um sistema educativo comprometido com o investimento público, e não de mercado privado, não só teria um efeito radical na política, como iria levar a níveis maiores de produtividade económica e de igualdade social. Susan Robertson

Consciência e obra
O olhar do criador muta consoante as circunstâncias, conforme o que dele é exigido em defesa da sua indústria. E fixa-se em cada momento da sua consciência, ancorado na argumentação e cativo dos estímulos que o enobreçam ou dele façam equívoco. Luís Vendeirinho

O mito 
Em «Um Mundo Infestado de Demónios», Carl Sagan refere a resistência do pensamento mitológico como um dos grandes obstáculos à evolução do pensamento e à compreensão do mundo. 
Carlos Mota

Os Filhos de Lumière: o cinema como ferramenta de aprendizagem
Fazer chegar o cinema a diferentes públicos, sensibilizando- -os e fazendo-os compreender a arte cinematográfica, é a missão da associação Os Filhos de Lumière. 
Reportagem de Maria João Leite