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Revista de outono nº 201

setembro 2013
€4,00

N.º 201, série II – outono 2013

006. MANUEL JACINTO SARMENTO

“Não há razões para termos saudade da Escola do passado. O que esta ideologia realmente pretende é afunilar as oportunidades escolares através da atualização de vias educativas. Esta é, de facto, a grande questão da reconstrução da Escola segundo o paradigma neoliberal – aqui, com orientações claramente cruzadas com orientações neoconservadoras. Há aqui uma aliança ideológica, digamos assim, que encontra frequentemente os mesmos protagonistas: por um lado, a privatização do serviço de acesso à educação e, por outro, o regresso à Escola das elites do passado e ao fosso dos processos de seletividade escolar.”
Entrevista conduzida por António Baldaia

014. A austeridade é centralista

À tradição de normativização só faltava a austeridade, apoiada por uma espécie de cibertaylorismo, para sofrermos mais ainda com o autoritarismo administrativo que corrói tanto a educação quanto a democracia.
Licínio C. Lima

030. Os maus da cidade

Da mesma forma que estereótipos e preconceitos levam um inocente para a esquadra, um jornalismo sensacionalista ofusca e quase destrói o trabalho de vários anos de uma escola.
Pascal Paulus

032. Yo soy porque nosotros somos

Es imprescindible enseñar a las personas la solidaridad y el respeto a la dignidad humana, sin los cuales el mundo no sería habitable. La solidaridad se educa.
Miguel Santos Guerra

036. “Liberté, Egalité, Fraternité” no século XXI

Exigência de liberdade para quem não a tem. Fundação de uma igualdade radical dos que estão fora de qualquer sistema de igualdade de direitos. Afirmação de fraternidade para com os excluídos. São aspirações inspiradoras, mas…
Roger Dale

038. Hagamos el no!

En la educación, hay razones para que podamos y debamos participar de este propósito impaciente, hacedor de un “No” gigantesco que contravenga los dictados que el reformismo tecnocrático ha ido imponiendo en los últimos años.
Jose Antonio Caride

042. MARIANO ENGUITA

“Lo que yo creo que es claro es que los centros no funcionan, o funcionan mal muchos de ellos, porque no tienen dirección. Y no tienen dirección porque el director es un servidor de los profesores: su papel es mantener a los padres a raya, mantener contenta a la Administración y tapar los pequeños problemas de los profesores.”
Entrevista conduzida por António Baldaia

050. XAVIER BONAL

“Los adolescentes, lejos de ser receptores pasivos del impacto de la escolaridad, son sujetos activos, son quienes se apropian de la experiencia escolar. Ellos son los actores que dan sentido a la escolarización en función de sus vidas. (…) Yo considero que la escuela como institución no atende suficientemente a la experiencia social de los adolescentes.”
Entrevista conduzida por António Baldaia

058. ALAN ROGERS

“Na discussão sobre Educação, as pessoas falam mais de aprendizagem do que sobre educação. Veem a educação como o professor a ensinar e falam de aprender mais do que ensinar. Algumas pessoas pensam que aprendizagem é educação, mas não são a mesma coisa. Toda a educação é aprendizagem, mas nem toda a aprendizagem é educação.”
Entrevista conduzida por Maria João Leite

86. Unicepe: 50 anos de resistência e de afetos

Foi entre livros, palavras, sons e imagens que a PÁGINA vagueou pelas linhas que marcam os 50 anos da Unicepe – onde a ideia inicial era conseguir livros mais baratos e os livros proibidos pelo regime.
Maria João Leite

92. A vertical e a horizontal

Nas aulas estávamos sempre a descobrir como e porquê as coisas funcionavam, a construir objetos, a conhecer regras da Física, mesmo sem lhe chamarmos assim.
Angelina Carvalho

100. Animais selvagens na Casa Andresen

Mais de 120 animais selvagens estão “à solta” na Casa Andresen, onde viveram dois nomes de referência da literatura portuguesa: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
Maria João Leite