Newsletter

Revista de inverno nº 187

dezembro 2009
€4,00

N.º 187, série II - inverno 2009

005. Editorial
Isabel Baptista

008. A PÁGINA nasceu há dezoito anos
António Baldaia

014. ANTÓNIO NÓVOA

“Da educação integral para o reforço do espaço público da educação; da criança no centro para a valorização da cultura e das aprendizagens; dos métodos activos para as abordagens reflexivas; da pedagogia diferenciada para a compreensão da diversidade. Reconheço que estou a desenhar uma caricatura, simplificando e exagerando os traços. São teses que é possível, facilmente, contra-argumentar. Eu sei. Mas parece-me imprescindível sugerir novos olhares sobre a educação e a pedagogia”.

020. EDUCAÇÃO e cidadania

La escuela no sirve para nada Fueran médicos bien preparados, ingenieros muy bien formados y enfermeras muy capacitadas en su oficio los profesionales que diseñaron las cámaras de gas en le Segunda Guerra Mundial.
Miguel A. Santos Guerra

022. A cruda realidade da violencia de xénero

A violencia de xénero é a pandemia da sociedade actual. A educación pode xogar un papel importante como unha medida de prevención.
Yolanda Rodríguez Castro

024. Para um desenvolvimento ecologicamente sustentável

Para que os homens sejam verdadeiramente livres é necessária uma pedagogia iniciática que não tenha exames teóricos, mas provas de vivência; não proponha testes de memória, mas exerça uma formação integrando o saber, o fazer, o viver e o ser de uma forma equilibrada.
Jacinto Rodrigues

028. ESEs: novos cursos, novas identidades

Hoje, as ESEs realizam outras formações e nenhuma desenvolve a sua acção predominantemente centrada na formação inicial de professores e educadores.
Carlos Cardoso

030. Exorcizar o ranking na cidade velha

Antes de aprender, está o desejo de aprender. Não é quando se ignora que se aprende – é quando se deseja.
Manuel Matos

032. Silêncios, segredos, mistériosa

Aprendi com Violante a rasgar silêncios convenientes. Com o Marco aprendi o porquê de silêncios que encobrem segredos. Com a Soraia aprendi que os silêncios podem conter mistérios.
José Pacheco

033. O ensino da Matemática nos países asiáticos

Devemos ter muito cuidado com a cópia de modelos estranhos à nossa sociedade e cultura. Com efeito, o funcionamento da escola depende muito da sociedade em que está imersa.
Jaime Carvalho e Silva

034. Evidências que não contam

Quem ensina e aprende está à espera, numa tocaia inconsciente, de tocar e seduzir quem aprende e quem ensina.
Arsélio Martins

036. A propósito dos 25 anos de A Nation at Risk e A Place Called School

Continua a ser necessário repensar as aprendizagens, a organização e o funcionamento pedagógico das escolas e os papéis de alunos e professores.
Domingos Fernandes

037. Learning by Design: um outro paradigma para o trabalho da aprendizagem

O dispositivo L-by-D focaliza-se sobretudo em metodologias de aprendizagem que permitam fazer face à diversidade dos sujeitos aprendentes e dos seus modos de aprender.
Henrique Vaz

038. Escolhas e distinções

A defesa da livre escolha da escola parece, afinal, assumir a forma de monopolização de certas ofertas educativas, a que acedem com vantagem certas fracções de classe.
Virgínio Sá

040. ABEL MACEDO

“Aos professores é pedida atenção para problemas que se repercutem nas escolas e para os quais eles não estão preparados, nem tão pouco têm de ter resposta, porque não são sociólogos, psicólogos ou assistentes sociais. Este excesso de solicitações também ajuda a ‘matar’ a profissão, a desvalorizá-la, quando essa responsabilidade é de um sistema que não pensou a Escola como uma unidade social que tem de dar resposta a vários níveis” .

046. Será possível educar em qualquer contexto?

A resposta à pergunta do título é não – especialmente se não se faz nada para transformar o contexto.
Xavier Bonal

048. A reforma da educação e da formação profissionais e o “Processo de Copenhaga”

Em Portugal, está em curso uma reforma da EFP que integra os instrumentos técnico-políticos associados ao Processo de Copenhaga e que abrange um segmento da população mais amplo do que o Processo de Bolonha.
Fátima Antunes

050. Empoderamiento y autonomía en la acción socioeducativa y el trabajo comunitario

En nuestros días el concepto de autonomía significa mucho más que la simple capacidad de valernos por nosotros mismos. La autonomía es o há de ser el resultado de un proceso de empoderamiento.
Xavier Úcar

052. Portugal, país de artistas

“Portugal é o país da União Europeia que mais horas dedica à educação artística no primeiro ciclo do ensino básico”. É de ir às lágrimas!
José Rafael Tormenta

054. Universos fechados versus universos abertos

Os universos abertos colheriam os frutos da resistência à sedentarização compulsiva e a miscigenação não será a derradeira utopia por concretizar.
Luís Vendeirinho

055. A metamorfose de um líder (II)

Como uma semente se desenvolve apenas quando encontra condições propícias, também os contextos favoráveis são indispensáveis para que alguém se afirme como líder.
José Manuel Silva

056. Quando o telemóvel toca na sala de aula...

Quantas vezes se sai da sala para atender uma chamada... Que é sempre urgente. E nem sequer pedem autorização ao professor – “para não interromper”.
Luís Souta

057. Estrangeiro em qualquer lugar

A mobilidade e a comunicação têm sido os tropos fundamentais do discurso civilizatório ocidental. Paradoxalmente, estão também a ser os lugares por excelência da vigilância e do controlo social.
Paulo Raposo

058. Diferentes produtos culturais como textos didácticos?

A concepção de texto foi ampliada, passando a abranger configurações tecidas por múltiplas linguagens ou, na perspectiva estritamente linguística, por materiais semióticos variados.
Raquel Goulart Barreto

060. As crianças ainda vêem TV?

Já pouco interessa a relação das crianças com a TV, importa pouco o que as estações oferecem aos mais novos, desvaloriza-se a relação que estes ainda estabelecem com aquele meio...
Sara Pereira

062. Destruição e diálogo no cotidiano escolar

A Escola Pública torna-se um lugar significativo na experiência dos sujeitos subalternos que se hibridizam em seu movimento de adaptação e resistência às expectativas do outro.
Maria Teresa Esteban

064. Cachinhos e funk de Lelê: processos identitários na Educação Infantil

Nessa escola, onde a maioria das crianças é negra ou mestiça, observa-se a valorização do padrão de beleza da mulher branca de cabelos lisos.
Cláudia Queiroz

066. Alimentos milagrosos?!

Trabalhar na sala de aula as mensagens publicitárias, debater o consumo alimentar e as suas motivações, organizar jogos com objectivos pedagógicos – são ferramentas importantes para usar e abusar.
Débora Cláudio

068. Aprender a jogar

A actividade lúdica tem-se mostrado um instrumento indispensável aos programas de promoção da saúde em meio escolar.
Nuno Pereira de Sousa

070. MANUELA ESTEVES

“Hoje, as situações de trabalho dos professores são suficientemente complexas para beneficiarem da capacidade de um procedimento investigativo: identificar o problema, recolher dados que sejam apropriados para compreendê-lo e, a seguir, tomar decisões para a acção. E é aqui que o trabalho do professor diverge do do investigador, porque a este não se pede que actue, que resolva problemas” .

076. Em torno da “inclusão”

Quando a escola chamou, não se pode dizer que foi com grande alegria que entrou neste mundo desconhecido, repleto de crianças e adultos que utilizavam palavras que ela não entendia.
Pascal Paulus

078. Escolosfera

Particularmente para os alunos, sentir que para lá das oito paredes alguém (des)conhecido deu conta do seu trabalho, é motivo de alegria e empenho redobrados.
Betina Astride

080. Internet

É muito difícil dizer algo “unilateral” sobre a internet, pois o seu controle não parece ser possível, no sentido em que é possível nos tradicionais meios de Comunicação Social.
Carlos Mota

082. Estará a infotecnologia a mudar a forma de pensar e o nosso cérebro?

Passámos de um estado em que o conhecimento se obtém sobretudo através do livro e da escrita a outro estado em que também se adquire através da escuta ou da visão não alfabética.
José da Silva Ribeiro

084. Desafios da educação na era digital

Sob a perspectiva de um uso comprometido das tecnologias educacionais, poderemos transformar a realidade e nos tornar cidadãos emancipados.
Cristina Paniago Lopes

085. Professores em tertúlia: viver a profissão como arte do encontro

A criação de dinâmicas de encontro constitui uma oportunidade privilegiada para pensar e “definir o carácter e sentido da profissão docente”.
Nélio de Sousa

090. Saber aprender

Será a Escola o sítio adequado da aprendizagem? Não será antes necessário distinguir entre as pessoas que andam perto de nós e de quem dependemos?
Raúl Iturra

092. Aprendendo a viver nas sociedades líquido-modernas

Viver na modernidade líquida significa aprender a surfar nas ondas de sociedades orientadas para o consumo, tarefa ao encargo de organizações que gerenciam inclusive a cultura como recurso.
Marisa Vorraber Costa

094. Se não acreditasse, não via: mudar as atitudes dos professores

Quantas coisas nós não vemos porque não acreditamos? O que é que um sistema de valores e crenças nos faz ver (e não ver) numa dada realidade?
David Rodrigues

096. Ita missa est

Há muito tempo que, como sistema educativo, havíamos perdido o rumo. Tanta perturbação e tanto sofrimento foram inúteis, porque não nos conduziram a encontrar outros sentidos e outras soluções.
Ariana Cosme e Rui Trindade

098. Entre les Murs: um microcosmos da sociedade

Como retrato da escola e, claro, como retrato da sociedade, este filme é todo um programa, bastante mais pessimista do que a sua aparente descontração e humor podem fazer supor.
José Miguel Lopes

100. Paris nous appartient: o começo de uma nova ideia de cinema

Os interiores foram filmados quase todos em quartos de hotel, alugados quando necessário.

O argumento foi construído de modo a permitir a improvisação durante a rodagem. Os diálogos foram todos pós-sincronizados.
Paulo Teixeira de Sousa

102. Hoje devemos ter medo de existir

Um país que devora o seu capital natural, a sua biodiversidade, a sua memória construída, é um país que já desistiu de continuar a ser. E, todavia, é por essa estrada mortífera que há muito enveredámos.
Leonel Cosme

104. O paradoxo de Fermi

Há mais de trinta anos que se pesquisa de forma sistemática a existência no espaço exterior de fontes rádio identificáveis como artificiais, mas sem sucesso.
Rui Namorado Rosa

106. Falar é fácil!

Disse-lhe como tinha que estar mais à vontade, menos triste, que era só pensar que tudo iria correr bem. Escutou-me atento e simpático, mas os seus olhos continuavam aflitos e incrédulos.
Angelina Carvalho

107. El lado bueno de lo malo

El lado bueno es el esfuerzo por salir adelante, la lucha por superar los problemas, la inventiva para salir de las rutinas y la solidariedad para desterrar el individualismo exacerbado.
Miguel A. Santos Guerra

108. Manter o poder

Pouco importa o dramatismo da vida empresarial, pouco importa quem passa mal, pouco importa o remoinho em que se está a transformar a vida das pessoas, pouco importa o desastre dos sistemas educativo e desportivo.
André Escórcio